Fícus Organensis adquirido em janeiro de 2019, no viveiro dos irmãos Winter, em Novo Hamburgo.
Escolhi a árvore pelas diversas possibilidades que oferecia, também possui um bom movimento de tronco e possibilidade de compactar e ficar com boa proporção.

Após uma poda inicial, foram mantidos os galhos para as três possibilidades possíveis de frente.
Esta primeira opção é a menos apreciada, apesar de ter os galhos bem posicionados, o ápice curva-se para trás o que não é agradável e natural a espectador.

A segunda opção é a mais obvia e que havia sido selecionada para planta anteriormente, apesar de ter um movimento interessante, galhos bem posicionados que poderiam ser aproveitados, a terceira opção é que mais me agrada.

Nesta opção temos o movimento com uma conicidade melhor, o nebari mais largo e também com raízes fortes que realçam a robustez da árvore. A possibilidade de trabalhar uma copa mais compacta é o que mais me agrada.

Removido os galhos que não serão mais utilizados no projeto, vamos aguardar as brotações para dar continuidade ao trabalho.

Em junho de 2019 após o crescimento dos primeiros galhos:

Após a seleção e posicionamento com arame dos primeiros galhos, neste momento ainda não foram podados para continuarem o crescimento e engorde.

Deixe uma resposta